Fraldas de pano modernas x Fraldas descartáveis

Fraldas de pano modernas x fraldas descartáveis 

Fraldas de pano modernas. Foto Maíra Suarez Fotos
Fraldas de pano modernas                         Foto: Maíra Suarez

 

Sempre que vejo posts em blogs ou matérias sobre fraldas de pano vejo pessoas questionando sua praticidade e também o consumo de água e luz.

Gente, o consumo pode aumentar um pouquinho sim, mas nada significativo se você comparar a quantidade de dinheiro que você joga no lixo em torno de 3 anos.

Não é somente o fator econômico, tem o ambiental, pois uma única fralda descartável precisa de 450 anos para se decompor.

Fazendo uma conta rápida, tendo como base a expectativa de vida do brasileiro divulgada pelo IBGE em 2015,  de 75,2 anos, precisaria de no mínimo 6 gerações para que uma fralda descartável descartada sumisse do planeta.

Imaginaram isso? 6 gerações

Agora vamos multiplicar ainda mais este número.

Estima-se que anualmente nasçam cerca 2,9 milhões de pessoas (dados estimativos do IBGE pra 2014).

Supondo que estes números do IBGE estejam certos, de 2014 para 2016, ou cerca de 1 ano e meio de uso de fraldas descartáveis.

Já teríamos supostamente um número absurdo de mais de 8 bilhões de fraldas descartáveis descartadas no meio ambiente. Esses 8 bilhões levarão aproximadamente 164 mil dias para se decompor ou 450 anos.

fraldas descartáveis nos lixões
Fraldas descartáveis nos lixões

Pergunto para vocês, onde foram parar esses mais de 8 bilhões de fraldas descartáveis? Em lixões a céu aberto, embora estejam sendo extintos, ainda falta muito para que a extinção ocorra por completo.

É claro que as fraldas de pano modernas também vão consumir recursos naturais, como água e luz, porém nada comparado ao impacto ambiental que uma fralda descartável causa no meio ambiente, desde o início de sua produção.

Devemos ter consciência não somente com a lavagem das fraldas de pano modernas, mas também com nossas roupas.

Esperar sempre ter uma máquina cheia para lavar em capacidade máxima, optar por lavadoras com baixo consumo de água e energia, e ainda reutilizar a água para lavagens de quintais e calçadas.

Em relação ao uso e praticidade das fraldas de pano modernas existem muitos mitos. Vou destacar alguns e citar alguns estudos a respeito:

1- Tempo de troca 

Vejo em diversos grupos do Facebook, mães questionando o tempo de troca das fraldas. O tempo de troca não pode ultrapassar 4 horas nem mesmo usando fraldas descartáveis, pois a umidade pode causar dermatites e outros malefícios a pele.

* Estudo da Scielo BR a respeito clique aqui

2- Lavagens

A mesma dúvida segue em relação as lavagens. Como lavar? Usar ou não usar sabão? Deixar de molho ou não?

A resposta dessas perguntas é fácil: fraldas somente de xixi basta guardar em um balde tampado até a próxima lavagem, lembrando que em locais muito úmidos no inverno é melhor já deixa-las dentro da máquina e lava-las no final do dia, pois podem mofar de um dia para o outro, principalmente se a peça for de algodão.

Se tiver cocô, jogar o mesmo no vaso sanitário e colocar junto as fraldas de xixi. Se o cocô for de um bebê até 6 meses e que mama exclusivamente no peito, basta passar um jatinho de água e colocar junto as outras.

Em períodos quentes lave a cada 3 dias no máximo e em períodos frios a cada 2 dias.

Qual sabão usar? O mesmo que você usa para lavar suas roupas e na quantidade especificada pela sua máquina de lavar.

Nunca deixe de molho, pois pode “grudar” ainda mais os resíduos nas fraldas de pano modernas.

3- Durabilidade

Uma fralda de pano de algodão na estampa ou interna tem menos durabilidade em relação a uma fralda de pano que use tecidos sintéticos na estampa ou parte interna.

É como uma roupa comum ou uma calcinha que você usa, precisa de cuidados para não desbotar ou soltar botões, desfiados e etc.

É preciso avaliar sua lavadora e se ela for muito agressiva, lave as fraldas dentro de uma fronha de algodão. É fácil saber se sua lavadora é agressiva ou não, basta olhar para a durabilidade de suas roupas.

Lave as fraldas fechadas, acredite que elas ficarão limpas e preservadas.

Não lave com tecidos de muitas cores, que possam soltar tinta ou tecidos que soltem “pelos”.

Falo bastante a respeito de lavagens neste vídeo

4- Vazamentos

As fraldas descartáveis também vazam quando não estão bem ajustadas ou quando o cocô do bebê está líquido demais. Pense nas trocas mais rápidas, pois trocas longas podem vazar e causar dermatites. (Leia o artigo científico acima).

Ajuste bem a fralda e espalhe o absorvente dentro dos bolsos, de maneira uniforme. As vezes é preciso de um pouco mais de tempo para adaptação com os ajustes, mas acredite, será “mole” quando estiver tudo ok.

Neste vídeo falo sobre as fraldas e seus ajustes.

5- Custo alto

Vamos fazer uma breve conta para que você possa entender sobre os custos, que a princípio podem parecer mesmo altos.

0 até 3 anos = 5000 fraldas descartáveis = R$ 5.500,00 (fora as pomadas e afins que você vai usar)

0 até 3 anos = 30 fraldas de pano modernas = R$ 1.500,00  (baseado em nossos preços de fraldas e absorventes)

Percebeu a diferença?

Fora todas essas questões, falamos aqui no blog já sobre o beneficio que as fraldas de pano modernas trouxeram para mães que querem ter  mais tempo de qualidade com seus filhos também. LEIA AQUI

E aí? Vamos experimentar uma fralda de pano moderna?

 

Fontes: * IBGE/G1, Scielo, Ecycle.

Fotos: meio ambiente cultura mix, Maíra Suarez Fotos 

6 thoughts on “Fraldas de pano modernas x Fraldas descartáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *