Fraldas de pano modernas e seu mundo!

Fraldas de pano modernas.

O início de 2012, logo que descobri as fraldas de pano modernas, o mercado se resumia em menos de 10 produtoras nacionais, além do sempre presente mercado chinês.

Existia um único grupo grande no Facebook e tudo sobre as fraldas de pano modernas girava em torno dele.

Existiam também algumas revendedoras no Brasil, todas bem pequenas.

Perguntar sobre o tipo do impermeável da fralda no grupo era como se fosse um assunto proibido, um palavrão.

Tudo era visto com muita desconfiança (ainda é). Para ingressar neste mundo era preciso muito mais do que dinheiro. Era preciso coragem e muito estudo. Era muito “fechado”, obscuro.

O começo de tudo.

Quando comecei a produzir as primeiras fraldas de pano modernas, com a cara e a coragem, sentia essa desconfiança na pele. Pelas fotos abaixo, vocês vão perceber o quanto foi difícil essa caminhada.

fralda de pano moderna 100% nacional
Uma das primeiras 100% nacionais

Ninguém quis comprar minhas fraldas dentro do grupo e mal comentavam minhas postagens. Algumas pessoas mais abertas comentavam qualquer coisa, mas comprar mesmo, ninguém comprou.

As dificuldades

Foi bastante difícil, tive que engolir o choro diversas vezes para conseguir continuar.

Tive muitas amigas que compraram para experimentar e assim começou de fato Chiquita Bakana.

Fazendo uma reflexão sobre o mercado virtual das fraldas de pano modernas hoje e o mercado de 2012 percebo que pouca coisa mudou, a não ser pelo aumento da demanda e do número de produtoras, nada mudou.

As próprias produtoras continuam fechadas, mesmo as mais novas no mercado e continuam olhando com a mesma desconfiança de 2012.

O mercado em si não mudou nada, absolutamente nada.

As pessoas continuam reclamando das fraldas de pano nacionais, que vazam, que infiltram, que o plástico rasga, que o elástico é ruim de ajustar, que o poliéster causa alergia, que impermeabiliza, etc…

As produtoras, por sua vez, que deveriam estar unidas para reverter este mercado e acabar de vez com essa desconfiança, continuam,  cada dia mais afastadas uma das outras.

Exemplo de colaboração entre concorrentes.

Fico imaginando e fazendo uma comparação com essas lojas de bairro, que se unem, formam uma associação  para ações de datas comemorativas, melhorias de impostos e arrecadações das prefeituras, melhorias no asfalto, etc…

Tem um exemplo muito forte do que é a união de empresários – A SAARA –  no Rio de Janeiro, um mercado popular enorme de várias ruas (Sociedade de amigos das adjacências da Rua da Alfândega), organizado, com seguranças nas ruas, pessoas para informar e que tem até uma radio.

Eles determinam tudo em assembleias e reuniões.

Foto da SAARA - RJ/RJ

Tem até um site (super precário), mas que dá tudo o que as pessoas precisam de informação. – História da SAARA

Não são todas as lojas do mesmo nicho ou  segmento, lá é possível passar um dia inteiro e comprar tudo, tudo que você possa imaginar, para sua casa ou seu negócio também.

Fico refletindo que se nós, empresárias das fraldas de pano modernas, tivéssemos feito uma associação , os últimos anos não teriam sido diferentes?

Sim, por inúmeras vezes tentamos chegar a algum acordo para que isso  fosse possível, mas nunca conseguimos.

As pessoas estão  sempre desconfiadas e com medo. Ostentando suas próprias conquistas, porém, ainda engatinhando e presas a um mundo irreal, um submundo virtual que as aprisiona durante anos.  Umas de olho das postagens das outras. Esperando cada ação para dar mais um passo ou sofrer. Se sentindo pequenas ou pouco criativas.

Michely, mas porque você está dizendo tudo isso?

Vou explicar:

Ontem, 06/Setembro, coloquei uma frase no meu perfil pessoal no Facebook e recebi uma mensagem de uma amiga perguntando se não era indireta para outra produtora.

A frase foi: “Existe uma linha muito tênue entre o orgulho e segurança das conquistas e a ostentação.
“a menina do vale que o diga”

Estava apenas refletindo sobre uma pessoa que sigo há algum tempo e que por conta de um pequeno deslize, foi açoitada, apedrejada por várias e várias mulheres e outros seguidores. Pessoas que a seguiam, a idolatravam.

Ela entrou tão profundamente na ostentação de suas conquistas que simplesmente perdeu o controle e várias coisas que ela na verdade não fez (nunca disse com sua própria voz que fez), foram para a mídia. De maneira que obviamente, ela não teria como controlar, mas poderia ao menos ter remediado de alguma forma.

Voltando ao post rs

Eu fiquei confusa, porque até então não tinha visto a tal foto. Quando vi entendi e cheguei a reflexão de hoje.

Todo mundo tem direito de ser grande, mas para ser grande é preciso equipe e essa equipe, muitas vezes, é a união com seu concorrente.

Por que não melhorar o produto nacional? Por que não investir em pesquisas? Por que não discutir a maneira atual? Por que não criar uma forma de sair desta prisão chamada FACEBOOK?

Prisão  essa que todo mundo faz questão de continuar e sofrer.

 

 

Se você está entrando agora e quer saber mais sobre as fraldas de pano modernas CLIQUE AQUI

Falamos também sobre as fraldas e o retrocesso AQUI

Se deseja conhecer nossas fraldas e modelos, visite nossa loja: CLIQUE AQUI

 

 

One thought on “Fraldas de pano modernas e seu mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *