Fralda de pano – Lavagens

Como lavar sua fralda de pano Chiquita Bakana?

Em todos os pedidos na Chiquita Bakana, vai um manual, falando como usar e lavar cada modelo de fralda.

A intenção do post não é engessar o que está no manual.  Mesmo porque, se fosse fazer um manual com todos os estudos feitos por nós, seria uma papelada imensa.

AQUI você pode baixar nosso manual e ler.

Informaremos aqui, os nossos estudos sobre sabão, água e  tipos de lavagem.

Cabe apenas a você, decidir qual sabão usar, a melhor maneira de lavar; respeitando, claro, o que pode ou não pode ser feito, para que a sua fralda de pano não seja danificada.

Começamos pelos tipos de água e sua influência na lavagem das fraldas.

A dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio, geralmente acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfeto.

Em concentrações acima de 150 mg/L, a água é classificada como dura. Em teores entre 150 e 75 mg/L, como moderadas e, abaixo de 75 mg/L, é chamada de água mole

Tudo bem, mas o que isso influencia na lavagem das fraldas? 

Nas lavagens em água dura, o sabão não funciona e pode deixar resíduos nas fraldas. Você poderá notar isso na própria espuma.

Em locais com água dura é  preciso usar muito sabão para se obter espuma.

Como posso saber se minha água é dura ou mole?

O ideal é fazer o teste em laboratório.  Porém, não é acessível a todos; então,abaixo, vão algumas dicas pesquisadas por nós e que poderão ajudar:

  • Teste de Dureza da água oferecido em lojas de aquários. O teste é barato.  Porém, só vai dizer se sua água é dura ou mole; não vai dar “números”.
  • Outra dica é descobrir de onde vem sua água e pesquisar sobre a qualidade dela.

Em Sorocaba, somos abastecidos pela represa de Itupararanga e de acordo com os documentos da qualidade da água (públicos), a água é considerada mole.  Porém, em períodos chuvosos, chega a ser moderada.

Alguns sinais que a água é dura.

  1. Chuveiro com os poros entupidos em certa frequência (bom verificar se o seu chuveiro tem o redutor de vazão, pois se não tiver, a sujeira poderá entupir os poros e confundir).
  2. A quantidade de detergente/sabão usada para obter espuma.
  3. Crostas que se formam no box do banheiro, pias ou locais onde o uso da água é frequente.
  4. Canos de água entupidos, principalmente em construções mais antigas, onde os canos são de ferro.

Se minha água for dura, como devo lavar a fralda de pano?

Você deve usar somente detergente biodegradável, pois o sabão não vai reagir com a água dura. Vamos falar sobre os sabões e detergente mais abaixo.

Se você for lavar suas fraldas à mão e sua água for dura, a chance de “impermeabilizar” e deixar “cheiro forte de amônia” será grande.

O ideal é que a lavagem seja feita sempre à maquina, pois o enxague manual não é eficiente, além de usar uma maior quantidade de água.

Vou deixar o link de um artigo, escrito por um biólogo em 2004, que trata muito bem sobre o assunto da dureza da água e fala ainda sobre PH e acidez. É  um assunto bem técnico.

CLIQUE AQUI para ler o artigo.

Não falaremos sobre consumo de água e energia elétrica aqui, pois já falamos sobre isso em outro post. LEIA MAIS.

Sabões, detergentes e fraldas de pano

No manual de fraldas Chiquita Bakana, deixamos livre o uso de sabões, pois sabemos que é impossível todas as pessoas usarem a mesma marca.

As marcas podem variar de região para região, além dos preços.

Alguns são mais poluentes para o meio ambiente; outros, menos.

Existem fórmulas que podem estragar as fraldas (impermeável, elásticos, tecidos etc).

O que podemos fazer é informar qual a melhor opção para ser usada na lavagem da fralda de pano.

A grande maioria dos detergentes (em pó ou líquido), à venda no mercado, usa alguns compostos químicos que são nocivos às fraldas de pano.

Abaixo, vamos listar cada um deles e dizer o porque são nocivos.

  • Braqueadores ópticos: São compostos químicos para darem uma ilusão de branco mais branco. Exemplo: aquele branco que chega a “azular”, é apenas uma camada fina de composto químico que “gruda” na fralda e faz com que ela pareça mais branca, quando na verdade não está.  Este composto químico, além de impermeabilizar o tecido, pode também causar assaduras, alergias etc.
  • Glicerina ou glicerinol: Vai deixar sua fralda com aspecto mais macio.  Porém, é extremamente poluente e deixa o tecido impermeabilizado (fecha os poros do tecido).
  • Enzimas: prometem tirar manchas, mas são extremamente poluentes e são muito nocivas ao impermeável da fralda. Até mesmo o PUL tende a soltar-se e estragar com o tempo.
  • Amaciantes: Sobre eles, nem é preciso falar muito, pois já são conhecidos no meio das fraldas de pano. Servem apenas para dar cheiro bom, mas não oferecem nenhum outro benefício.  Impermeabilizam tecidos com muita facilidade.

Leiam os rótulos e comparem marcas, pois nem todas levam esses compostos em suas fórmulas.

Qual o melhor detergente a ser usado na lavagem da fralda de pano?

A resposta é bem simples: Detergente líquido biodegradável, que será muito eficiente na lavagem e menos poluente ao meio ambiente.

Sabão em si é menos poluente ao meio ambiente.  Porém, é difícil encontrar em pó para lavar à maquina e não funcionará com água dura.

Fica a seu critério, a escolha do sabão/detergente.  Mas, pesquisando rótulos. você poderá evitar fraldas mal cheirosas ou impermeabilizadas, além de ter suas fraldas intactas, por muitos anos.

Existe um composto químico, até fácil de ser encontrado, que pode substituir o alvejante ou o branqueador óptico, chamado “percarbonato de sódio”. Ele é muito usado em produtos ecológicos.

Ele é um pó, usado na composição de produtos famosos de “tira manchas”, águas oxigenadas, alvejantes, sabões etc. Custa muito pouco e uma colher de sopa na máquina vai ajudar a ter fraldas mais brancas e mais limpas, sem agredi-las.

Usar pomadas, cremes ou óleos, seja na lavagem ou na pele do bebê poderá, também, impermeabilizar seu tecido.

Se tiver que usar cremes ou pomadas na pele do bebê, faça-o usando um liner de proteção.

Tipos de lavagem

À mão – ilusoriamente achamos que, lavando as fraldas à mão, vamos poupar energia e água, certo? Errado!  Lavando fraldas à mão, vamos gastar muito mais água.

As fraldas não terão um enxague eficiente, além de demorar muito mais a secar, pois não poderão ser torcidas.

Se você usar a lavagem rápida da sua lavadora, dispensando a parte do molho e usando por duas vezes o enxague, suas fraldas ficarão muito mais limpas, secarão muito mais rápido e você gastará muito menos. Acredite!

Lavagens à máquina

Lavagens à máquina – Não use tanquinhos para lavar suas fraldas, pois eles são muito agressivos e vão destruir o impermeável em muito pouco tempo de uso.

Lave sempre a fralda de pano fechada e do avesso, sem roupas ou peças que soltem pelos, pois grudarão facilmente nas fraldas. Não deixe as fraldas de molho, pois o molho ajuda a “grudar” resíduos nas mesmas, deixando-as mal cheirosas e impermeabilizadas.

Não use secadoras, água fervente ou deixe muito tempo expostas ao sol forte.

Essas ações diminuem o tempo de vida do impermeável (ou estragam logo de cara), desbotam tecidos, estragam os elásticos de ajustes, fazem os botões se soltarem mais facilmente e “apodrecem” linhas da costura das fraldas.

Secar ao sol por 20 a 30 minutos é suficiente.

Tenha cuidado com máquinas de lavar com aberturas frontais ou demasiadamente agressivas.  Você poderá notar isto nas suas próprias roupas. Use sempre o modo delicado de lavagem.

Dicas de lavagem para fraldas com tecidos em algodão na estampa

Tecidos em algodão na estampa tendem a soltar tinta nas primeiras lavagens.  Use sempre 150 ml de sal (um copo) ou 6 colheres de sopa bem cheias no último enxague.  Esta ação ajudará a “fixar” a cor do algodão, evitando manchas.

Absorventes em moletom, como lavar?

Os absorventes em moletom são super eficientes, além de durarem anos.  Porém, são os tecidos mais “difíceis” de tirar a famigerada “goma de fábrica”.

Ferva-os com “detergente biodegradável” para o primeiro uso e capriche nas demais lavagens. Ele precisará de umas 5 lavagens para chegar em sua absorção máxima. (Siga os passos do manual de instruções, citado acima).

Falamos sobre fraldas de pano, lavagens, descartáveis e outros temas no blog, NESTE LINK, você poderá ler as outras postagens.

Para conhecer nossas fraldas, CLIQUE AQUI.